segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nenhuma Das Anteriores


Segue um outro texto do José Anézio, da Chapa 5:

Abaixo um desabafo que eu não consegui mandar por orkut...


Velho, preciso comentar sobre uma coisa falada no tópico do Across The Universe...

Me incomoda muito esse hábito, corrente nos ares por aqui, de resumir a existência das chapas 1 e 5, como chapas distintas, a um racha do contraponto... Muita coisa aconteceu desde este racha, pessoas compuseram com as duas chapas sem ter nenhuma motivação vinda do tal racha...

Os camaradas da chapa 1 têm tratado a questão como uma "traição" ou uma "composição por autopromoção"... eu lamento essa postura, porque as pessoas que compuseram a chapa tinham motivações das mais variadas, algumas nada têm a ver com o contraponto... A galera tem que entender que muita gente simplesmente tinha mais afinidade com a chapa 5 do que com a deles... E eu não entendo o porquê do pensamento despótico de que as chapas são obrigadas a se ajuntarem, de que elas são obrigadas a terem uma identidade, a se igualarem, se reconhecerem como iguais... A tirania da identidade e do rótulo... Você que é desesperadamente criticado por ser fake, deve saber do que estou falando...

E se é preciso marcar diferenças, eu tenho uma pra apresentar: A chapa 5, NDA, não quer homogeneizar o movimento estudantil... Não queremos juntar todos os "iguais" sob nossas asas, nem queremos extirpar o inimigo, eliminar opiniões divergentes... Não queremos juntar todos os que "pensam igual" à gente, girando em torno de um centro, de um lider ou de um núcleo de líderes... Não compusemos nossa chapa baseada no pensamento igual de todos, porque não pensamos exatamente igual nem dentro da nossa chapa... Não reconheço, por isso mesmo, a afirmação de que as duas chapas são iguais ou pensam igual... Nem dentro da chapa há essa homogeneidade...

Somos uma chapa composta por diversos pensamentos, heterogênea, e em comum temos apenas a intenção de tentar novas práticas, não queremos rachar a esquerda, nem a psicologia, nem coisa alguma... Não somos inimigos da chapa 1 (na qual há muitos amigos meus, inclusive companheiros de CA), nem da chapa 3 (da qual acho que não conheço ninguém), somos chapas diferentes, pretendendo um momento de campanha em que o diálogo democrático se dê na universidade... Queremos dialogar, e se for necessário, brigar, sim... É natural o enfrentamento de opiniões diferentes, mas não entendo a lógica de obrigar 47 pessoas de uma chapa a entrarem em outra chapa só porque alguns de seus membros, minoria, eram da mesma corrente que alguns membros (também minoria) da outra chapa...

Se você quer mesmo uma forma nova de abordar a barulhada da UFES, não reduza a diversidade de cada chapa a apenas um fator... Só um pedido e uma sugestão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário