segunda-feira, 8 de junho de 2009

Entrevista: Tadeu Guerzet - da chapa 5 - Nenhuma Das Anteriores


Alberto Tadeu Cardoso Guerzet é leonino nascido no dia 18 de agosto e já está na Ufes desde a época em que as passagens ainda eram baratas. Embora esteja demorando a colar grau, jamais desistiu de lutar por seus ideais. Na última eleição, foi candidato a vereador do município de Vitória pelo PSOL.
Em outras vidas, passou pelo PT e arrasou muitos corações militantes.
Em entrevista, Tadeu fala de militância, do famigerado racha do contraponto e de sua chapa, Nenhuma Das Anteriores.



Sancho- Quais são suas intenções com o DCE.
Tadeu-
Minhas intenções com o DCE? Eu não tenho nenhuma. Não vou entrar na diretoria do DCE nem no caso da minha chapa seja a mais votada. Porém, tenho confiança que este grupo (chapa 5) tem condições de representar bem o DCE, provocar, estimular e dar vida à entidade. Essa galera nova tem muito gás. Acho que hoje vivemos uma situação muito diferente da época em que eu estive no DCE, acho que hoje as coisas estão bem piores na UFES mas acho que essa chapa pode ser o novo oxigênio que a UFES está precisando.

Sancho - Caso vocês obtenham a maior parte dos votos, qual será a influencia do seu partido, o Psol, durante a gestão?
Tadeu -
Bom, o PSOL não é um ente-ser-espectro que coordena nossos pensamentos. Quem procurou o PSOL para se filiar, o fez porque tinha um entendimento político e idéias próximas.
Nossa chapa não é protagonizada pelo PSOL. As principais cabeças da chapa não são do PSOL...por exemplo a Midiã, o Gustavo Binda, o João, o Marco Antonio, o Moisés, o Belinha...do PSOL, os que estão mais a frente são o Vitor, o Bruno e o Junior.
Nós temos um ponto de convergência política, óbviamente, que está expresso no nosso material de campanha. Somos críticos dos governos federal/estadual/municipal. Somos críticos da política nacional de educação e somos oposição ao Reitor. Isso é influência do PSOL? Acho que não. Acho que é por o PSOL ser oposição de esquerda é que alguns de nós procurou e optou pelo PSOL.
Nada que não está no elenco de propostas será feito sem ser aprovado em assembléia, CEB ou CONEUFES pelos estudantes. Quem influenciará a gestão serão os estudantes, como sempre foi nas gestões em que compomos.

Sancho - Por que houve o racha do contraponto?
Tadeu-
Tinhamos uma postura critica em relação a analise de disputa da UNE, a organização do contraponto que se reflete nas lideranças nacionais e na obssessão pelo DCE e demais entidades. Coisa que tem em todos os grupos, não é problema de um ou de outro. Isso tudo eu já havia deixado expresso no contraponto a mais de um ano. Inclusive uma vez batendo um papo com Raphael Sodré e Mariana nas mesinhas proximo ao CA de direito eu comentei com eles que achava que o contraponto deveria acabar e que deveriamos construir algo diferente.
Divergimos em pensamento..pronto... o que não é motivo para "escandalos". O contraponto é um grupo nacional. Preferimos nos organizar com mais independencia, mais autonomia
Um grupo regional. É uma questão de preferência.
Essas divergências não foram apenas no aspecto do movimento estudantil. Ninguém é obrigado a se organizar e se reunir e conviver junto por conta de serem contra o reitor e o Lula. Se a eleição fosse majoritária, é óbvio fariamos uma composição em chapas unififcadas. Não precisa ser muito inteligente para saber que a majoritariedade é um regime de eleição de chapas grandes com grandes composições. Na proporcionalidade não precisa haver este esforço para juntar um bando de gente num balaio de gato para discutir horas a fio um programa sintese, discutir as vagas na diretoria e etc. Na proporcionalidade cada um pode manter sua autonomia e qualquer estudante pode montar uma chapa e entrar no DCE.

Sancho - Existem mágoas?
Tadeu-Se existem mágoas? Com certeza! De ambas as partes!
Esse é apenas um dos motivos de porque não foi possivel haver essa composição juntos. É muito simples falar que você não quis compor chapa "por isso" ou "por aquilo"... mas as vezes a relação ta tão ruim que é melhor não forçar a barra. Já vi esse filme.

Sancho
- Se as pessoas da sua chapa se dão tão bem com as pessoas e ideologias da chapa1, por que não são uma só?
Tadeu-
Mas tem muita gente querendo fazer um drama da "divisão da esquerda" por conta da nossa chapa, o que não passa de uma baita "meninagem". Para mim toda essa repercussão é soltar pipa na frente de ventilador. Hoje existem duas chapas contra a reitoria mobilizando juntas mais de 100 pessoas. Mas nem só de reitorias vivem as chapas.
Se estivessemos saido juntos deveriamos sentar, discutir e nos desgastar para decidir quem poderia ou não entrar na chapa pois o numero maximo de integrantes é 73.

Sancho - Quando o senhor se formará?

Tadeu-
Se tudo der certo 2010/1.

Sancho - tendo em vista sua fama de conquistador de militantes, está envolvido fisicamente com alguma integrante de sua chapa?

Tadeu- Isso ai nunca foi fama. É uma lenda. Não estou envolvido com ninguem. Estou namorando e minha namorada já se formou.

2 comentários:

  1. Incrivel como sua escrita é feminina, Sancho.

    ResponderExcluir
  2. Eu me impressiono com a vitalidade de alguns profissionais da UFES...ano após ano pensando/dizendo que contribuem para a mudança da sociedade, quando só conseguem mudar é de cargo, grupo político...de período às vezes não mudam...querem o mérito de fazer oposição, de meter o pau no governo federal (Lula) e suas políticas de atendem aos mais pobres que eles (PROUNI, bolsas, etc.). Muito bom, principalmente quando você volta prá casa e come o seu bigmac...sonham que o PSOL será popular...ah esses iluminados em meio a todos nós que estamos nas trevas, fora dos muros da UFES...feliz desses que podem se dar ao luxo de ficar 8, 9, 10 anos na universidade concorrendo o DCE...ACORDA GALERA!!!

    ResponderExcluir