sábado, 13 de junho de 2009

Entrevista com Dani Macchione, da chapa 1- Sonhar Junt@s

Sem muitas delongas, devo dizer a vocês, caros (e)leitores, que estou em êxtase. Finalmente alguém da chapa 1 respondeu às minhas questões. Se eu não fosse macho e não soubesse que macho que é macho não chora, estaria neste momento me debulhando em lágrimas de emoção.

A entrevista de hoje é com Daniela Macchione, estudante de história. Quando olhamos para ela, podemos até pensar que não passa de mais um rostinho bonito, mas durante esta campanha, Daniela tem se mostrado ativa, receptiva, inteligente, preocupada, briguenta e forte. No pouco tempo que tem dentro do ME, já conseguiu amigos e inimigos, então, no mínimo, deve ser uma figura muito interessante.


1- Quais são as intenções da sua chapa com o DCE?

Não vou responder que as nossas intenções são as melhores possíveis. Além da obviedade, isso me lembra charlatanismo sem embasamento. Nossas (e não somente as minhas, afinal, somos um grupo) intenções, uma vez dentro do DCE são varias, vou elencar algumas, a fim de tentar esclarecer.
Como alunos/as da UFES que somos, verificamos e vivenciamos no dia-a-dia da universidade uma série de problemas que tem diversas causas, mas a grande questão é o descaso que o ensino publico brasileiro vem sofrendo nos últimos anos. O governo federal não manda a verba necessária, a pouca verba que vem não é repassada de acordo com as necessidades, não tem dinheiro para sanar os problemas que os alunos conhecem de trás pra frente. Entendemos então que é necessário os/as estudantes fazerem frente à direção da universidade (até mesmo com enfrentamentos, caso seja necessário) para garantir uma universidade cada vez mais popular, democrática e de qualidade. Por isso, iremos fomentar a campanha de fortalecimento dos C.As e D.As, de forma que os estudantes tenham uma representação mais próxima de si, que esteja atenta aos problemas específicos do curso, uma representação verdadeiramente representativa e que possa trabalhar em conjunto com o órgão “geral” por assim dizer, o DCE através dos CEBs e do CONEUFES. Pautamos a paridade nos Conselhos para que os/as estudantes não sejam meras figuras representativas que sancionem as decisões da reitoria, mas que possam defender os interesses dos estudantes e tenham influencia nas decisões. Pautamos uma assistência estudantil efetiva, uma vez que a atual não atinge a finalidade, o que vemos pela universidade é cada vez mais os/as cotistas se esforçando para permanecer em seus cursos (por suas notas percebemos que eles/as vêm dando conta do recado), mas que, sem condições financeiras, muitos/as vem fazendo menos matérias do que deveriam e/ou estão à beira de abandonar seus cursos por terem que trabalhar para se manter. Em suma, nossa atuação no DCE será no sentido de pautar uma universidade mais voltada para a comunidade acadêmica, uma universidade que olhe para seus problemas e procure alternativas para saná-los. Mais que apenas pautar a solução dos problemas, enquanto grupo, nós também procuramos soluções viáveis para melhorar a universidade.

2 - Caso vocês obtenham a maior parte dos votos, qual será a influencia do PSOL durante a gestão?
A influencia do PSOL será nenhuma. Dos 50 membros da Sonhar Junt@s, apenas uma pequena parcela é filiada ao PSOL. Em momento algum o partido nos deu diretrizes sobre o que deveríamos fazer, pautar, ou escrever. Em momento algum levamos nossas idéias, estratégias, problemas e textos para partido algum aprovar. Da mesma forma como todos tem direito de não pertencer a partido algum, também há a liberdade de se pertencer. Pautamos um ME autônomo, por isso, nenhum partido irá ditar nossas ações, tenhamos ou não membros pertences a qualquer uma destas entidades.

3 - No panfleto da Chapa 1, disseram que só restaram 3 pessoas na atual gestão de DCE. O que garante que este ano não acontecerá a mesma coisa?
Quanto aos diretores que abandonaram a gestão, é realmente lamentável. Sempre houve a liberdade de se retirar da gestão, contanto que isso fosse feito de forma responsável para que outra pessoa pudesse assumir. É lamentável, porém, que muitos abandonaram sem qualquer justificativa. O que nos garante que nenhum de nossos/as futuros/as diretores irá cometer o mesmo erro da gestão passada é que, primeiro, nenhum dos/as diretores que abandonou a gestão de forma “abrupta” está em nossa chapa; e segundo, a chapa como um todo está ciente dessa questão desde sua formação, observou e aprendeu com o erro passado e está consciente da responsabilidade que é uma diretoria de DCE e se comprometeu com o projeto de maneira responsável e séria.

4- Como a campanha da sua chapa será financiada?
Nossa campanha não terá nenhum financiamento fantasma. Tudo será esclarecido de forma minuciosa na prestação de contas. Porém posso adiantar algumas coisas. Não temos vergonha de pedir colaborações e assim estamos fazendo, conversamos com algumas entidades, pedindo doações para realizarmos a campanha, alem disso, você mesmo foi a nossa festa e viu que estávamos vendendo cerveja. A festa teve uma dupla finalidade, a de confraternização e a de arrecadar fundos para a campanha.

5- Como vocês pretendem conseguir o que propõe?
Por ultimo, como mencionei no começo do texto, mais que apenas apontar os problemas, nós buscamos soluções. Em nossas reuniões, após elencar os problemas, buscamos formas de viabilizar soluções para os mesmos. Não iremos apenas bater boca com a reitoria para jogar os problemas e esperar as melhorias caírem do céu. Iremos levar propostas viáveis para sanar as deficiências da universidade. Uma delas é a criação de uma Pró-reitoria de Assistência Estudantil, dessa forma, haveria uma centralização dos recursos, de sua distribuição e dos programas de assistência – uma vez que a SIS (Secretaria de Inclusão Social) e a SAC (Secretaria de Assuntos Comunitários) não vem conseguindo atender as necessidades como um todo.
Não pretendemos negar que temos ex-diretores do DCE em nossa chapa (até porque esses resistiram até o final de uma gestão falida, e nunca se omitiram da luta), mas queremos também ser encarados/as como pessoas novas que estão juntas para apontar soluções e efetivar a luta em defesa do Ensino Superior público, gratuito, presencial e de qualidade. Lembrando sempre que o DCE é formado por estudantes como todos/as que vivenciam diariamente os problemas da estrutura precária em que se insere o ensino publico do Brasil.

Espero ter respondido a todos os seus questionamentos de forma completa (ainda que o tenha feito mais rapido do que imaginei a principio). Caso algo não esteja bem explicado, estou aberta a novas questões.

Att,

Dani Macchione – História

Nenhum comentário:

Postar um comentário